PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

sábado, 17 de outubro de 2009

PÃO DE AÇÚCAR VAI RECEBER MUTIRÃO DE REFLORESTAMENTO NESTE DOMINGO


Globo.com
RIO - Um dos mais belos cartões postais do Rio, o Pão de Açúcar, vai receber, neste domingo (dia 6 de setembro), um grupo de voluntários dispostos a deixar a paisagem do local ainda mais bonita. Eles farão parte do mutirão de reflorestamento realizado pelo Centro Excursionista Rio de Janeiro ( Cerj ), um projeto que já existe há cinco anos e que vem mudando um antigo quadro de degradação das encostas do morro, com o plantio de mudas típicas da Mata Atlântica.
O evento, que acontece sempre nos primeiros domingos de cada mês, visa a fortalecer o solo da área e, com isso, diminuir a erosão causada pelas fortes chuvas que caem no local - sobretudo no verão. Os beneficiados, além do público que freqüenta a Praia Vermelha, que passou a ver a região mais verde, sãos os próprios montanhistas, que normalmente usam as trilhas para caminhadas nos finais de semana.
O projeto, que foi iniciado em agosto de 2004, ocorre por meio de uma parceria entre o Cerj e a Prefeitura do Rio, que é responsável pelo fornecimento de mudas de diversas espécies da floresta Atlântica, como o Ipê e a Aroeira. A cada pedido de plantas solicitado à Prefeitura, cerca de 300 mudas são enviadas, as quais devem ser plantadas num período máximo de dois meses. Mas o projeto conta também com doações de mudas feitas pelos próprios voluntários envolvidos.
De acordo com o responsável pelo programa e diretor de ecologia do Cerj, Sávio Teixeira, o evento é aberto ao público em geral. "Os voluntários não precisam ter nenhuma experiência, o processo é ensinado na hora. O importante é o caráter educativo. Na verdade, eu nem espero que as mesmas pessoas venham todo mês. Mas é interessante que elas participem ao menos uma vez, vejam o trabalho de recuperação e coloquem a mão na terra. Esse engajamento muda o olhar delas em relação ao meio ambiente", explicou Sávio.
O diretor ressaltou, no entanto, que o número de participantes deve ser restrito, para não afetar o meio. "Como a área é muito íngrime e, seu equilíbrio, frágil, é preciso trabalhar com um número pequeno de voluntários. Temos que ter esse tipo de controle porque um número elevado de pessoas poderia prejudicar o trabalho que já está sendo feito", garantiu.
Aqueles que quiserem contribuir com o mutirão de reflorestamento do Pão de Açúcar devem entrar em contato com o próprio Sávio, pelo email saviorj@terra.com.br.

Publicado no site globo.com, no dia 03/09/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário