PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

domingo, 4 de março de 2012

CONTROLE DA LEUCENA


Durante todo o mês de fevereiro/2012 e início de março, fiz o controle da Leucena, planta exótica que tinha infestado um trecho em recuperação no Grotão do Pão de Açúcar.
Contei com a ajuda do Mário Senna e do Bruno Graell nessa empreitada que não foi fácil. Algumas árvores já estavam com porte robusto e espalhando muitas sementes.
Essa espécie, além de exótica, é muito agressiva, colonizando rapidamente as áreas abertas. Elas fecham a área, formando copa quase única, inviabilizando o crescimento das espécies plantadas no reflorestamento e causando grande estrago às nativas que germinaram espontaneamente.

Todo o material resultante foi utilizado no local como leira, que com o tempo vai se decompondo e formando um substrato vegetal importante para o solo, impedir a erosão e também ajudar na umidificação do solo, já que as leiras retém umidade.
Sávio


















Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa por aqui estamos com o problema numa área vizinha ao Parque nacional de Chapada dos Guimarães MT. O controle é difícil mas não é impossível creio que o desbate progressivo é a melhor coisa a fazer depois é deixar a vegetação nativa tomar conta e a medida que esta crescer vai sombrear o solo (que deve estar rico) e aí a leucena dificilmente vai sobreviver.

    ResponderExcluir