PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

domingo, 4 de março de 2012

REPORTAGEM - SITE DA PREVI / PRINCÍPIOS INSTITUTO AKATU

http://www.previ.com.br/portal/page?_pageid=57,2063909&_dad=portal&_schema=PORTAL





MEIO AMBIENTE :: 20120302
Fonte menor Fonte maior   Voltar voltar


Pequenas atitudes, grandes mudanças

Medidas realizadas no dia a dia podem ajudar o planeta




A questão do cuidado com a biodiversidade está sendo olhada em diversas esferas da sociedade, mídia, governo, empresas e ações individuais. Desligar a televisão quando não está assistindo ou até mesmo fechar a torneira enquanto lava a louça ou escova os dentes são pequenas atitudes, mas fazem toda a diferença para a preservação dos recursos naturais.
Parceiros do meio ambiente
Um bom exemplo de como o tema da sustentabilidade é importante e merece atenção de todos é a iniciativa do bancário do Banco do Brasil, Sávio Teixeira, da agência do Leblon no Rio de Janeiro (RJ). Há dez anos ele utiliza seu tempo livre para o reflorestamento do Costão do Pão de Açúcar.
O local é dominado pelo capim colonião, que tem grande combustão e com o calor provoca queimadas. Verificando a necessidade de uma intervenção no local, voluntariamente, Teixeira começou a plantar no local espécies de plantas da Mata Atlântica.
“Como tinha experiência com plantação, resolvi fazer a minha parte”, afirma. Hoje, o local voltou a ser belo e todos os primeiros domingos do mês, o bancário promove um mutirão de pessoas que queiram ajudar.
“A intenção é proporcionar experiência e educação ambiental”, explica Sávio, que ganhou o prêmio Parceiros do Meio Ambiente, da Prefeitura do Rio de Janeiro, por sua destacada ação de recuperação ambiental na cidade.
Já a empresária Margarete Pereira passou a dedicar a este segmento. “Muitos materiais ricos, como embalagens bonitas e com boa qualidade acabam indo para o lixo. Sempre gostei de reutilizar materiais e então resolvi adotá-los na minha profissão, contribuindo também com a natureza e orientando as pessoas sobre essa importância”, conta a empresária que utiliza materiais reciclados para confeccionar roupas e acessórios.
Neste ano, seus modelos de roupas sustentáveis estarão presentes no desfile do concurso Miss Paraná.
O presidente da empresa Channe Foundation Group, Adriano Channe, também resolveu adotar atitudes sustentáveis em seu dia a dia. Para evitar o desperdício de papel, estimulou na empresa o uso da intranet. “Devemos colocar em prática pequenas e grandes medidas para auxiliar na preservação ambiental. A vida na empresa deve ser extensão da vida em casa e vice-versa. Em ambas as situações devemos ser conscientes”, afirma.
Responsabilidade de todosO Instituto Akatu (SP), organização sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para consumo consciente, propõe 12 princípios norteadores que, se aplicados no dia a dia, são capazes de trazer a sustentabilidade, confira:
Planeje suas compras: Não seja impulsivo nas compras. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.
Avalie os impactos de seu consumo: Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo.
Consuma apenas o necessário: Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos.
Reutilize produtos e embalagens: Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar.
Separe seu lixo: Recicle e contribua para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos.
Use seu crédito conscientemente: Pense bem se o que você vai comprar a crédito não pode esperar e esteja certo de que poderá pagar as prestações.
Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas: Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas preço e qualidade. Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.
Não compre produtos piratas ou contrabandeados: Compre sempre do comércio legalizado e, dessa forma, contribua para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência.
Contribua para a melhoria de produtos e serviços: Adote uma postura ativa. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos e serviços.
Divulgue o consumo consciente: Seja um militante da causa. Sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas.
Cobre dos políticos: Exija de partidos, candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática do consumo consciente.
Reflita sobre seus valores: Avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário