PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

MUTIRÃO DO DIA 02/11/2014

(Clique nas fotos para ampliar)

Dois de novembro foi dia de prestar homenagens aos que já não estão mais conosco e foi também o dia de plantarmos Vida, através do nosso mutirão de plantio de espécies da mata atlântica, no Pão de Açúcar. Na Praça General Tibúrcio, ponto de encontro para o mutirão, um casal de bem-te-vis construiu seu ninho no Monumento aos Heróis de Laguna e Dourados. Dentro dele, um filhote esfomeado era alimentado constantemente. Com tantas árvores ali, será que os bem-te-vis fizeram o ninho num árido monumento no centro da praça, num local de grande circulação de pessoas, para não serem atacados pelos sagüis (mico-estrela)?
Foi um mutirão um pouco fora de padrão, pois alguns voluntários foram se agregando ao grupo já no
local de plantio, próximo a clareira do Gomes. O local está infestado de jaqueiras, espécie exótica que se alastrou em alguns pontos do Pão de Açúcar ao lado da Pista Cláudio Coutinho.
O professor Tito Tortori e sua filha Giovana levaram algumas mudas produzidas por ele e seus alunos da Escola Edem, no Largo do Machado. Lá ele coordena o projeto Mudamata, que produz  mudas de espécies da mata atlântica e doa para plantios. Para esse mutirão, ele levou 7 mudas (1 de jaracatiá, 1 de grumixama, 1 de jatobá e 4 de pitomba). O Tito, o Colégio Edem e os alunos envolvidos no projeto estão de parabéns, pois ele tem o potencial de formar novos ambientalistas, e isso não é pouco.
Fora as espécies já citadas, plantamos também outras 20 mudas doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente  (quaresmeiras, palmeiras juçara e jerivá e ipês amarelos), totalizando 27 mudas.
A Genice e o Pedro, seu filho, vieram de Niterói de bicicleta e nos convidaram a utilizar esse meio de transporte para irmos ao próximo mutirão. Um bom desafio.
Agradeço  ao Marcelo Barros de Andrade, gestor do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, pelo apoio; a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pela doação das mudas; ao professor Tito Tortori, também pela doação das mudas; a Milena Duchiade, pela doação de uma cavadeira; e a Christina Bocayuva, pelas fotos.
Voluntários que participaram desse mutirão:
-Amanda Villas Bôas Costa, André dos Santos Costa, Andréia Marta de Souza, Beatriz Gaspar, Belmiro Feijó de Lima, Christina Bocayúva, Derval Silva, Eduardo Costa, Flaviane Paiva, Gabriela Maçullo Gonzalez, Genice Lopes, Giovana Tortori, Isa Mara Lando, Ivaldo Ogata, Jéssica dos S. Costa, Jonathan Couto Bento, Luis Ribeiro, Marcelo Barros de Andrade, Mário Senna, Milena Duchiade, Norma Nery, Pedro Ranieri, Solange Rodrigues Cardoso, Stéfany Hélen Francisco, Sthephane, Tito Tortori, Vítor de Lima Fonseca e William.
Agradeço a participação de todos. O próximo mutirão será no dia 07/12/2014.
Saudações ecológicas.
(Sávio Teixeira)





























































Nenhum comentário:

Postar um comentário