PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

terça-feira, 3 de março de 2015

MUTIRÃO DO DIA 01/03/2015

Clique em Mais Informações e nas fotos para ampliar

Numa feliz coincidência, o primeiro domingo de março, dia do nosso tradicional mutirão, foi também o aniversário de 450 anos do Rio. Isso deu ao mutirão um caráter especial e o plantio se tornou também uma forma de homenagem à Cidade Maravilhosa.

Além das 35 mudas doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tivemos também a doação de 15 mudas de palmeira juçara doadas por Oscar Graça Couto, do Projeto Amável. Esse projeto tem como foco o plantio e uso sustentável dessa palmeira tão emblemática para a mata atlântica. Ele distribuiu também kits com sementes da juçara e pudemos provar o  Juçaí, um alimento à base da juçara e que lembra o açaí. O grande desafio do Projeto Amável é demonstrar que a palmeira juçara é mais viável economicamente em pé, com a comercialização dos frutos e sua importância ecológica(dezenas de animais se alimentam de seus frutos).
Tito Tortori, do projeto Mudamata, também doou 2 mudas (pitombeira e castanha do Maranhão) e
Milena Duchiade doou uma muda de pitangueira. Grato pelas doações.
Fizemos o plantio principal numa trilha de acesso à Fortaleza de São João que normalmente fica fechada ao público em sua parte final. Por causa da efeméride, e em caráter excepcional, foi liberado o acesso à Fortaleza para um grupo que estava percorrendo a Trilha Transcarioca, também em comemoração ao aniversário do Rio. Conseguimos autorização para nos juntar ao grupo da Transcarioca e finalizamos nossa excursão na Praia de Fora, dentro da Fortaleza de São João, local onde Estácio de Sá desembarcou para fundar o Rio.
Alguns remanescentes indígenas de diferentes etnias foram convidados para festejar o aniversário da Cidade. Um cacique falava por todos e lamentou sua condição de exilado em sua própria terra. Depois, cantou em sua língua nativa. Aplaudimos, porque ele ainda se lembra e se orgulha disso. Mas a cena nos lembra também a mata atlântica quase dizimada e os animais que são extintos conforme avançamos sobre os ambientes naturais. Progresso?
Agradeço ao Marcelo Barros de Andrade, gestor do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, pelo apoio; a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pela doação das mudas; e a Christina Bocayúva, pelas fotos.
Participantes:
-Alcione Pacheco,  Aldair Facundo, Beatriz Vescovi Fantin, Belmiro Feijó de Lima, Carolina Daemon, Christina Bocayuva, Constanza Maria, Diane Cruz, Ederval Pacheco, Eduardo Bjork Costa, Fabrícia Feijó de Lima, Gregory Lisboa, Heitor de Mello Guadagnini, Ivaldo Ogata, Juliana MeandaMarcelo Paredes, Marco Antonio Guadagnini, Mariana Moura,  Marisa Mariano, Milena Duchiade, Oscar Graça Couto, Patrícia Rocha, Rosana Motta, Solange Cardoso, Teresa Cristina Araújo, Tito Tortori Ximena Illarramendi (me avisem se esqueci de alguém).
-Ernesto Viveiros de Castro (Chefe do Parque Nacional da Tijuca), Pedro Cunha e Menezes (idealizador da Trilha Transcarioca e ex diretor do ICMBio), Comandante Vidal (do Comando de Policiamento Ambiental-CPAM) e sua filha,  e Ângelo Diniz, interromperam a caminhada na Transcarioca e deram sua contribuição ao mutirão, plantando uma muda cada.
Grato a todos pela ajuda.
O próximo mutirão será no dia 05/04/2015.
(Sávio)

















































































2 comentários:

  1. Obrigado pela oportunidade de participar.

    Se Deus quiser estarei no próximo

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde como faço para participar do próximo mutirão do dia 05/04/2015.

    Obrigada, Maria Alice.

    ResponderExcluir