PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

domingo, 13 de dezembro de 2015

MUTIRÃO EM PARCEIRA COM O CERJ

Clique em Mais Informações e nas fotos para ampliar
O Paredão Lagartinho, na face S do Pão de Açúcar, recebeu mutirões regulares de plantio e manutenção de 2004 até 2010, que coordenei pelo Centro Excursionista Rio de Janeiro (CERJ). Propus a adoção desse Paredão pelo CERJ quando fui diretor de meio ambiente do clube e a diretoria aceitou de pronto me ajudar no desafio. Os mutirões regulares foram interrompidos em 2010 porque a área já se encontrava em bom estado de recuperação, dentro das possibilidades oferecidas no local, que é muito íngreme e tem pouco solo.  Passados 5 anos, voltamos ao local para mais um mutirão de plantio de reforço no dia 12/12/2015, somente com sócios do CERJ. Previamente, no dia 27/11/2015, fui com um ajudante preparar o local, com a necessária capina e roçada do teimoso capim colonião que insiste na região, abrindo espaço para as novas mudas de espécies da mata atlântica que seriam plantadas no dia do mutirão.

O clube demonstrou, mais uma vez, o seu compromisso com a recuperação do Paredão, e um numero
expressivo de sócios compareceu ao mutirão para o transporte das mudas e do adubo e fazer o plantio sob forte calor. Graças a esse compromisso, o local está totalmente diferente, coberto com espécies da mata atlântica, sombreado e até florido. Os montanhistas que escalam a via Lagartão agora se equipam na sombra, um benefício a mais da recuperação do local. A área adotada pelo CERJ vai da base da via de escalada Chaminé Galotti até a base da via Chaminé Stop, englobando todo o Paredão Lagartinho. 
Agradeço ao presidente do CERJ, Waldecy Lucena, pelo apoio; ao gestor em exercício do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, Ricardo Castelo Branco, pelo apoio e logística com as mudas; a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pela doação das mudas; ao Luiz Puppin, pelas fotos; e aos voluntários, pela ajuda. Fotos adicionais de Fátimah Mota, Márcia Aranha e Sávio Teixeira.
Participantes:
-Carlos Henrique Menescal, Emídio Santos, Fátimah Mota, Fernando Fajardo (Velho), Henrique Menescal, Jana Ribeiro Menezes, José de Oliveira Barros (Zé), Luiz Puppin, Márcia Aranha, Mariana Moura, Mônica Esteves, Rafael Villaça e Roberto Schmidt.
Agradeço a todos pela ajuda.
(Sávio Teixeira)







Junto ao pau-brasil plantado em homenagem ao Jair Lourenço




















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário