PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

sábado, 7 de abril de 2018

MUTIRÃO DO DIA 01/04/2018


O mutirão de plantio do mês de abril foi feito com 20 voluntários animados e dispostos a fazer sua parte para ajudar a recompor a vegetação nativa da Mata Atlântica no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar). Fez um belo dia de sol e calor, típico do verão que já tinha acabado. Lamentavelmente, 8 inscritos não compareceram, tirando a vaga de outros que estavam na fila de espera, já que o numero de participantes é limitado (alguns fizeram a gentileza de informar o impedimento).
Fizemos o plantio na face leste do Pão de Açúcar, o que proporcionou aos participantes belas paisagens das praias oceânicas de Niterói e da entrada da Baía de Guanabara, com seus fortes históricos. De brinde, assistimos a um belo desfile naval com 7 veleiros de alguns países da América Latina e da Espanha participantes do evento Velas Latinoamérica 2018: o Cisne Brando (Brasil), o Fragata Libertad (Argentina), o Esmeralda (Chile), o Glória (Colômbia), o Juán Sebastián de Elcano (Espanha), o Cuauhtémoc (México) e o Simon Bolívar (Venezuela).
Plantamos 32 mudas de espécies da Mata Atlântica (grumixama, aroeira-pimenteira, oiti e ipê-amarelo). Além destas, a Milena
Duchiade doou uma bela muda de paineira-rosa e o Eugênio Lissey e a filha, Tereza, doaram uma muda de pitangueira. O Eugênio Lissey, que é apicultor (Disk Abelhas), nos brindou também com uma porção generosa de mel ainda no favo. Uma iguaria que a maioria degustou com prazer e nos encheu de energia. Grato aos três pelas doações. E para comemorar o Domingo de Páscoa levei uma colomba pascal, que completou comilança.
Plantei a paineira doada pela Milena em homenagem ao meu primeiro neto, Vicente, que nasceu em fevereiro. Que ambos cresçam fortes e saudáveis.
Agradeço a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (SECONSERMA), pela doação das mudas, ao Marcelo Barros de Andrade, Gestor do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar), pelo apoio, a Christina Bocayuva, pelas fotos, ao Emídio Santos pela abertura dos "berços" para as mudas e aos voluntários, pela ajuda.
(Sávio Teixeira)
Participantes:
Alessandra VillanovaAna TatitAnderson SantanaAndréa MedradoBelmiro Feijó de LimaCristina MonteroChristina BocayuvaEdú BjörklundEmídio Monteiro dos SantosEugênio Lissey FilhoFilipa GamaGrégory Gomes LisboaKarllene LimaLygia RoqueMarco André HinojosaMarina LinsSolange Rodrigues CardosoTiago Moreira Alves, Tereza Lissey.














 



 





























































 

















 


Vicente, esta é prá você.



















Um comentário:

  1. As fotos ficaram ótimas!!! Muito bom participar deste projeto. Parabéns ao Sávio e a todos os voluntários. Com certeza, voltarei a participar. Muito gratificante.

    ResponderExcluir